Junho de 2008 - "Antigos Sabores e Costumes da Bairrada - 7- Festas e Romarias"
ARTIGOS

            7- Festas e Romarias

São conhecidas de lés-a-lés de Portugal, mas principalmente na região centro, as festas e romarias da Bairrada.

Os forasteiros vêm para pagar promessas, mas também pelas suas belas paisagens, gastronomia e vinhos.

Para citar algumas das mais importantes que conheço: a 15 de Janeiro - Santo Amaro em Malhapão (Oliveira do Bairro), a 16 de Janeiro - Santos Mártires em Travassô (Águeda), a 20 de Janeiro – São Sebastião em Anadia, Domingo de Pascoela – Almas Santas da Areosa em Aguada de Cima (Águeda), ultimo Domingo de Agosto – Santa Eufêmia em Sangalhos (Anadia), e outras como S. Miguel e Sr. dos Aflitos em Oliveira do Bairro e Santo António e Sr.ª da Saúde em Avelãs de Caminho (Anadia).

Mas a grande romaria realiza-se no Bussaco (nos tempos de hoje com menos brilho e pessoas) na Quinta-Feira da Ascensão pois é o feriado municipal dos três concelhos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro.

Antigamente as pessoas iam e vinham a pé ou de bicicleta destes concelhos com o almoço e merenda para lá comerem e usufruírem das sombras refrescantes da bela Mata do Bussaco. Lá havia tocadores e outras animações para divertir os forasteiros.

 

Por tudo isto visitem a Bairrada que não ficam arrependidos e provem a sua gastronomia, os seus vinhos e espumantes e conheçam os belos lugares que esta região vos pode oferecer para uns dias de descanso e relax.

           

Sejam Bem-Vindos!

 

 

 

Junho de 2008

 

 

Dra. Maria Celeste Torres

(Professora)


 

 

 
 
 
 
número de visitantes: 658095